Mindfulness também é uma forma de meditar, mas é uma técnica com exercícios que podemos fazer em qualquer momento do nosso dia. Com isso, então, pode mostrar que meditação não é apenas parar e ficar sentado, super concentrado, fazendo mudras – poses com as mãos. Afinal, meditar é se observar, entender o que está acontecendo no seu corpo e na sua mente. Por isso, você não tem mais como usar a desculpa “não tenho tempo para isso”. Assim, eu vou te mostrar que é possível praticar o autocuidado em diferentes situações.
COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO
Mindfulness e a importância da saúde emocional
Estudos de desenvolvimento pessoal apontam a importância do foco e da concentração (Mindfulness) na produtividade e na performance emocional. Afinal, mais de 85% da performance profissional depende do emocional. Por isso, quando não estamos bem, não conseguimos realizar um bom trabalho. “Este momento leva empresas e pessoas a mudarem a sua forma de atuação, a relação de trabalho e de convívio social também estão mudando. Até então, o grande foco estava em como inovar, crescer e ampliar o mercado de atuação. Claro que este foco ainda persiste, muito mais em tempos de crise, mas a forma em como desenvolver tudo isso está sendo revisitada, com foco nas pessoas“, comentam Roberto Souza e Rose Santos, os autores do projeto Processos Ágeis para Gestão de Pessoas.
Entenda como praticar e melhorar o desempenho no dia a dia
Escaneamento Corporal
Sentado ou deitado, percorra mentalmente e devagar todas as partes do seu corpo, dos pés para a cabeça ou da cabeça para os pés.
Perceba as sensações em cada parte do corpo: vibração, pulsar, calor, frescor. O toque de suas roupas em sua pele. Entenda a consciência da respiração para todo o corpo. Repita mais de uma vez. Bom para fazer antes de dormir e relaxar ou em momentos no trabalho, no dia a dia.
Respiração Consciente
Pare por 3 minutos e coloque a atenção na sua respiração, em seu abdômen. Sinta como o ar entra e sai de seus pulmões. Sinta os batimentos cardíacos e ouça o som da respiração. Essa respiração ajuda a acalmar o ritmo mental e reduzir a ansiedade.
Exercício de Gratidão dos dez dedos
Uma vez por dia pare e conte dez coisas pelas quais você é grato. Vale qualquer coisa, mas tem que chegar a dez. Exercite, por mais que pareça difícil você terá muitas coisas a agradecer. O objetivo é trazer à tona pequenos elementos que costumam passar despercebidos quando entramos no modo automático e alimentar o sentimento de gratidão.
Escovação e alimentação conscientes
Escove os dentes prestando atenção em cada movimento do seu corpo. Dedique esse tempo somente a esta atividade e esqueça o restante. O mesmo com os alimentos. Coma como se fosse a primeira vez, sinta os aromas, as texturas e sabores. Viva aquele momento. Isso melhora a concentração e aquieta a mente.
Leia também:
Lua sagitariana promove otimismo e liberdade
Sorte no amor: aprenda a conquistar cada Vênus do zodíaco