Fale conosco

O que vc está procurando?

Tarot

Saturno retrógrado: confira o que a mensagem do tarot para este período

cartas de tarot em uma mesa com uma mão feminina em cima
Veja o que as cartas dizem sobre Saturno Retrógrado - Foto: Shutterstock

Estamos todos diante de um dos movimentos mais desafiadores do ano: a caminhada retrógrada de Saturno no signo de Peixes. Tal trânsito fica em evidência até o dia 4 de Novembro, exigindo de nós um pouco mais de paciência e motivação na dose certa. Pensando nisso, confira a mensagem do tarot para este período.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE?DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Saturno, a divindade romana do tempo

Nos contos romanos, a história do deus Saturno é realmente intrigante. Desde o início, ele mostrou coragem ao expulsar seu próprio pai, Urano, do trono divino. Urano estava completamente desequilibrado, causando um caos total no mundo. Saturno assumiu o comando e incrivelmente deu início a Idade de Ouro, de harmonia civil e colheitas férteis. Incentivou a abundância por meio de um trabalho árduo, mas o destino lhe reservou uma profecia assombrosa: além de ficar insano como o pai, um de seus próprios filhos, Júpiter, o derrubaria do trono. 

Nas observações astronômicas, o planeta Saturno impressiona com suas linhas nítidas, sua fria composição de hidrogênio e seus anéis que representam contenção e restrição. É o segundo maior planeta do nosso sistema, ficando atrás apenas de Júpiter – a história se repete, trágico se não fosse cômico, não é? Já dizia Bert Hellinger o pai da constelação familiar: as chamadas “ovelhas cósmicas” da família são, na verdade, caçadores natos de caminhos de libertação para a árvore genealógica.

Entenda a proposta de Saturno em seu Mapa Astral

Nas escrituras astrológicas, o planeta Saturno representa a autoridade, maturidade por meio do trabalho árduo, disciplinado e constante. O ponto onde ele se encontra em nosso Mapa Astral, certamente, é o lugar que sentiremos certa energia pesada, difícil de fazer acontecer, tal como caminhar com uma bola de ferro acorrentada aos pés, exatamente por questões cármicas nossas ou ainda de nossa árvore genealógica e em razão do nosso amadurecimento e auto responsabilidade. Já o signo onde ele está, representa o modo como levamos os seus temas em nossa vida –  que são eles:

Estrutura: Onde e como devemos ser mais organizados, responsáveis e comprometidos. Nos proporciona definição e clareza.

Autoridade interior: Ao longo do nosso amadurecimento, vamos ficando mais experientes em algumas situações. Saturno torna-se um símbolo de competência obtida a duras penas, mas também de habilidades, sabedoria, conhecimento prático e maturidade.

Limites: Como citei anteriormente, a localização desse planeta em nosso Mapa Astral representa uma restrição, algo que demora a acontecer, pois vamos precisar aprender a nos ajustar às necessidades externas, ao que é prático, realista e viável no mundo real.

Ponderação: Esse astro é uma dica muito valiosa de autocontenção, sua localização no Mapa Astral é um refúgio para concentrar nossa energia espiritual e um aviso para dependermos apenas de nossos próprios recursos, tal como o Eremita, que se abriga em sua caverna.

Saturno retrógrado em Peixes

Encontramos duas extremidades nessa passagem que é a marca de 2023 a 2025, mas que já está sendo mostrada para nós. O universo de Peixes é regido pela energia de Júpiter e essa antiga batalha nos mostra que o limite entre os sonhos e a realidade ficam mais rígidos quando a responsabilidade é só nossa. Sonhar e se inspirar se torna uma tarefa desafiadora demais. Na última passagem de Saturno em Peixes, entre os anos de 1994 e 1996,  alguns fatos relevantes nos fez chorar e sorrir, trouxe ceticismo e esperança. O cenário político estava caótico, mas a implementação do Plano Real mudou nossas vidas. Conquistamos o tetra na Copa do Mundo, mas perdemos o ídolo nacional Ayrton Senna.

Esse é o tom oscilante dessa passagem de Saturno em Peixes que iniciou mais uma vez, lá em Março deste ano. Será possível sonhar, acreditar, persistir, não se entregar ao desânimo para não piorar nossa situação, ainda que consideráveis impactos nos abalem? A retrogradação de Saturno fica até 04 de Novembro e traz uma maior lentidão, Por isso, cuidado para não cair no pessimismo e desânimo, aprenda a dizer não para aquilo que atrapalha sua jornada. Encare como uma oportunidade para corrigir a rota em qual caminha a sua vida, principalmente compreenda as suas motivações e esperanças e como você pode colocar os seus potenciais ao nível coletivo, simplesmente aprendendo a viver e entregar a serviço do todo, aquilo que se é.

Ouça sua intuição e escolha uma mensagem

Mensagem 01: Para você que escolheu essa mensagem, o tema central desta passagem de Saturno retrógrado em Peixes é a importância da ponderação e do equilíbrio nas finanças. Você está buscando motivos para se sentir em harmonia e mais feliz com a vida, mas precisa avaliar melhor os caminhos que escolhe nessas buscas, pois ainda não compreendeu o que te coloca em um estado de falta e perdas quando se trata das questões financeiras. As cartas dizem que o assunto é antigo e seu foco está tão direcionado nas perdas e nas dificuldades, que é impossível perceber ou reconhecer as oportunidades que estão diante de você. 

Saiba que isso é temporário, mas só será solucionado quando compreender qual é o papel dessa potência em sua vida. Identifique as mentiras aparentemente reconfortantes, que conta a si mesma e observe melhor quais os ganhos que está obtendo. Por fim, a última carta dessa mensagem, vem lembrar que toda decisão requer o abandono de outra possibilidade. Será o momento de uma importante decisão pessoal, seu coração já decidiu algo, mas sua mente ainda não identificou o que, por isso cuidado para não perder tempo com pensamentos e hábitos desnecessários.

Mensagem 02: A carta diz que os assuntos em pauta para esse período de Saturno retrógrado em Peixes implicam em descobrir um pouco mais sobre a força da vitalidade. Essa é a energia que movimenta todos os seres vivos, estudar um pouco mais sobre ela poderá te ajudar muito nesse período, mas principalmente identificar como você vem gastando a sua ao longo dos dias. As cartas ressaltam a importância de destinar a sua energia para as coisas que possuem significado e que te asseguram verdadeiramente com um futuro de harmonia e tranquilidade, focar nisso te ajudará a solucionar uma dúvida e uma oscilação constante que aparece em sua vida. 

O seu desejo está bloqueado por uma ação externa, algo não está harmonizado e possivelmente é o mal uso dessa energia vital que pode estar impedindo você de dar vida a um projeto ou um sonho impactando ainda o seu corpo físico. Por isso as cartas pedem para que você seja flexível em algumas questões e se responsabilize por organizar a sua rotina com mais seriedade. Se souber esperar com serenidade e aproveitar as oportunidades que aparecem, nada se perderá.

Texto: Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

Instagram: @origemtherapias

Site: https://www.origemtherapias.com.br/

Leia Também

Tarot

Vênus em Leão traz intensidade nas relações. Confira aqui a mensagem do tarot para você durante este período

Astrologia

Confira como Saturno Retrógrado pode influenciar a sua vida e descubra o que você pode esperar desse período, aqui no João Bidu

Tarot

Entramos em uma fase mais emocional da astrologia. O tarot te ajuda a compreender os sentimentos da temporada canceriana

Tarot

Desistência ou Esperança. Veja a profundo mensagem do tarot sobre a dualidades desses sentimentos