A linha das Pretas e Pretos velhos trabalham como Guias Espirituais em centros espirituais. Inclusive, muitos acreditam que são da cor preta, com mais idade e viveram como escravizados. Porém, muitos são, sim, guias espirituais com estas características, mas outros não necessariamente moravam em senzalas, são mais velhos ou pretos.
Pretos Velhos e seus ensinamentos
Me lembro do dia em que Mãe Catarina contou sua história. Disse que nunca morou no Brasil, tampouco foi escrava. Explicou também que nunca foi vovó, mas a grande mãe de todos que necessitavam do seu conhecimento e acolhimento durante o nascimento, a vida e na morte.
Pretos Velhos são Sábios conhecedores do mundo
De uma forma geral, são mentores com suas características bem marcadas por seus aconselhamentos e orientações. São os psicólogos, os benzedeiros, os feiticeiros, os que receitam elixires caseiros, os grandes conhecedores das ervas, os aconselhadores para melhorar o corpo físico, mental e espiritual.
Eu, Benzedeira da Terra do Bugio, tenho como uns dos meus grandes mentores Mãe Catarina – a senhora sábia e paciente, mas também exigente, que auxilia e direciona esta terra sagrada. As pretas e pretos velhos representam também nossos ancestrais e possuem as energias de Nanã e Obaluaiê.
Nanã Buruquê
A grande anciã sábia, amorosa, acolhedora e aquela que ensina a transformar sofrimento em sabedoria. Seus cânticos são lamentos, para afastar a morte e trazer a vida.
Respeitada como a Iabá mais velha das águas e a mais velha dos orixás, age com rigor com suas decisões, passa segurança e confiança.
Entender Nana é entender a nossa trajetória sobre a Terra, compreender o destino, a vida e a morte. Sincretismo: Santa Ana, avó de Jesus Cristo
Obaluaê
Rei Senhor da Terra, senhor das doenças, das chagas, seus poderes e as magias de seu culto são usados contra todo tipo de doenças, particularmente contra as de pele, inflamações e doenças transmitidas através do ar que possam causar epidemias. Sincretismo: São Roque
Mandinga de Mãe Catarina para clarear pensamentos confusos
01 prato branco de louça de sobremesa
01 vela branca
01 colher sobremesa de Mel
Canjica sem açúcar
Coloque a vela no prato branco sem acender. Ao redor todinho da vela, espalhe a canjica sem açúcar. Por cima da canjica, espalhe o mel. Coloque mel também sobre a vela branca. Leia o Recado da Preta Velha abaixo e em seguida faça as orações de sua preferência. Faça de forma bem concentrada, pois este é um ritual que precisa de atenção. Deixe queimar a vela até o final. Após 24 horas, retire a canjica e coloque na natureza e, no final, agradeça.
Recado da Preta Velha
Salve a Luz
Salve a Sombra
Sem julgar ou amaldiçoar
Vamos perdoar, agradecer, ensinar e por fim encaminhar
Batalhas vencidas pela grandeza do amor
Tudo passa, tudo muda
Não olhe somente como fracasso ou traição
Mas com a luz e amor que traz no coração
Professora dos Cursos Magia Cigana, Benzimento e Ancestralidade, Banhos Energéticos, Taças Sagradas e Benzimento para Bebês, presenciais e online. Benzimento todo primeiro domingo do mês para adultos, crianças, bebes e pessoas de muita idade.
Benzedeira da Terra do Bugio São Roque, Comunicadora VibeMundial FM e Astral TV